3 de abr. de 2012

Perca-se na Solidão

Quanto melhor o aproveitamento das oportunidades que a vida dá para que abra sua mente, com maior clareza você enxergará o mundo e as verdades ocultas das pessoas. No entanto, quanto maior for essa abertura, mais distante você ficará de encontrar compreensão de seus pensamentos e sentimentos por parte dos outros.

Você entende o mundo, mas é como se, por mais que verdadeiramente quisessem, as pessoas que querem seu bem não pudessem te entender.


Penso que esse é o único momento doloroso da solidão: quando se anseia por ser compreendido e há quem queira, mas não há quem consiga compreender a profundidade de seus sentimentos - nesses momentos, a solidão é quase sufocante.


Ainda assim, penso que nem por um segundo deve-se permitir a ocorrência do desejo de não ter se dado à vida ao ponto de adquirir essa abertura que nos pode lançar à solidão asfixiante.


Asfixie-se! Sufoque-se! Sem arrependimentos, sem autopiedade, sem amargura, sem endurecimento, sem conflitos maniqueístas com o próprio ego. Sem alterego...


Perca-se na solidão, pois é justamente nesse momento que estará totalmente diante de si e capaz de conhecer mais um pedaço obscuro de sua alma... e de trazer luz a esse pedaço... e não se angustiar novamente pela mesma razão - envolver-se novamente sim, mas sem perder o ar.

Gustavo Lacerda.

2 comentários:

CLARIDÃO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
CLARIDÃO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.